Os que me acompanham sabem que recentemente dei um passo na minha carreira académica e encontro-me neste momento no Doutoramento em Ciências Empresariais - vertente de Marketing. Em conversa com alguns colegas e sabendo eles o gosto que tenho pela escrita e pela partilha dos mais variados temas, disseram-me o seguinte: "já pensaste em fazer um diário da tua jornada"? Pois então aqui está!
Qualquer doutoramento é marcado pela realização de uma tese que difere de uma dissertação de mestrado na medida em que no mestrado a dissertação é apoiada pelos mais diversos autores. Enquanto que no doutoramento, embora continue a ser apoiada pelos mais diversos autores e especialistas, pressupõe-se que haja um método de investigação mais autónomo em que o investigar terá que ser capaz de desenvolver as suas próprias teorias, os seus próprios modelos conceptuais, formular as suas próprias questões e encontrar a melhor forma de apresentar resultados dotados de conhecimento empírico.
Posto isto, qual a primeira coisa que devemos fazer?
- Escolher um tema (que ao longo dos 3 anos poderá sofrer algumas alterações mas sem nunca abandonar a área base).
- Determinar as keywords (sem keywords é impossível pesquisar teses e artigos científicos desta natureza que possam fundamentar a base da nossa investigação. Actualmente existem centenas de plataformas onde podemos adquirir este material mas para o encontrarmos necessitamos de refinar a pesquisa através das keywords).
- Fazer download de todos os artigos e iniciar a leitura e estudo dos mesmos. Precisamente aqui começamos a entrar na Revisão da Literatura ou Estado da Arte que é nada mais nada menos do que o nível mais alto de desenvolvimento da área científica, alcançado num tempo definido, ou seja, é o momento em que algo em questão deixa de ser um projecto técnico para se tornar uma obra-prima.
O levantamento exaustivo e respectiva síntese da produção científica da área de estudo é muitas vezes chamada de revisão da literatura. Necessitamos portanto de ir acompanhando os desenvolvimentos que se vão fazendo de modo não só a estarmos actualizados, mas sobretudo para identificarmos e analisarmos todo o material pertinente para a tese. A qualidade da revisão de literatura só será tão boa quanto o material que encontrarmos logo a pesquisa e as keywords são fundamentais e vão determinar o material que vamos encontrar.
Em suma, no início realizamos a pesquisa para:
- melhorar o conhecimento da área científica
- obter ideias sobre como realizar as pesquisas
- identificar lacunas ao nível da investigação
- identificar tendências e prever estudos futuros
- identificar palavras-chave - keywords / descritores e frases
- Identificar principais autores e estudos.
Durante o processo de investigação devemos fazer uma nova revisão da literatura para:
- rever o próprio progresso ou reavaliar a posição dos conteúdos
- verificar se há novos estudos que possam ter impacto sobre a investigação
- verificar a literatura relevante em áreas afins
- usar palavras-chave que não foram utilizadas anteriormente
Ao redigirmos a tese usamos a revisão da literatura para:
- introduzir o tema
- contextualizar a investigação
- suportar as descobertas ou as metodologias
- avaliar o conhecimento sobre o tema em estudo
Por isso hoje, dia 6 de Novembro de 2013, dou início à minha jornada... o tema está escolhido, as keywords também e inicei portanto a recolha do material. Neste momento tenho já cerca de 9 artigos científicos para ler e 2 teses de mestrado e 1 tese de doutoramento. Espero que daqui consiga recolher informação importante e útil.
Um bem haja a todos!